segunda-feira, 16 de julho de 2012

Caffè all'italiana



Os italianos amam café e não dispensam uma xícara pela manhã, outra depois do almoço, depois da janta e por aí vai. A maneira de preparar o café mais famosa aqui na Itália é o expresso, claro. Afinal essas maquininhas foram inventadas aqui. Com ela se faz o famoso café de bar, o caffè espresso. Há nas versões domésticas, e muitos italianos têm uma em casa.

O segredo do café italiano, forte, encorpado e com um aroma único é devido ao funcionamento da máquina. A máquina é composta por uma “caldaia”, recipiente no qual a água ferve e o vapor aquoso passa pelo pó (que fica compactado e é chamado de “torta”) em uma alta pressão, extraindo muito mais e com muito mais aroma – no ponto de vista da física, o café e feito por “percolação”. A máquina faz porções de 30 mL em média, e esse é o café curto italiano, o caffè espresso.
Mas, a máquina mais tradicional aqui na Itália é a Moka, também chamada de macchinetta. Essa sim, com certeza, todo mundo tem uma em casa.



Os italianos dizem que o segredo está na qualidade do café e da água, esta que deve ser mineral de boa qualidade (sim, porque a água da torneira daqui da Itália é potável, mas com alto teor de calcário – Cálcio e magnésio, além dos carbonatos e bicarbonatos, que alterariam a qualidade do café).

Nenhum comentário:

Postar um comentário