sexta-feira, 13 de julho de 2012

História do café



O café tem sua origem no planalto da Etiópia, onde passou para a Arábia. Admite-se que os árabes começaram a tomar café no século XV. Conta-se que pastores etíopes começaram a comer ou mascar café após ver cabras mais agitadas e resistentes depois que comeram alguns frutos.

Propagou-se o uso do café pelo Egito, Síria, Turquia e todo oriente próximo. Os árabes foram os primeiros a beber o café em vez de comer ou mascar como faziam os pastores da Etiópia. Os turcos adotaram um modo especial de prepará-lo com base na obtenção de um pó para infusão, sem coar, método conhecido até hoje como café turco. O primeiro divulgador do  café na Europa foi o alemão Leonardo Rauwolf que viajou pelo oriente em 1592, seguindo-se o botânico italiano Prospero Alpini. Porém admite-se também que antes em Veneza nos fins do século XVI, apareceram as primeiras xícaras de café vendidas na Europa Ocidental. Entre os propagandistas do café na Itália, citam-se Pietro Della Valle e Onório Belli. O primeiro café público na Itália se instalou em 1643.



A introdução do café no Brasil ocorreu em 1727. Francisco de Mello Palheta, sargento-mor do exército, foi a guiana francesa, em emissão do governador do Maranhão e Grão-Pará, João de Maria gama, junto ao governador Francês D'Orvilliers, para resolver questões de fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário