sábado, 17 de janeiro de 2009

Café turco



Um café doce, perfumado e de grande corpo, originário provavelmente do Cairo no século XVI e difundido hoje em todo o Médio Oriente. O café turco deve as suas marcadas características e o seu nível de concentração á sua especial modalidade de preparação: água, açúcar e café misturam-se juntos, e algumas partículas de café e açúcar ficam suspensas na bebida final, de consistência densa e parecida com xarope. O verdadeiro café turco prepara-se no cezve, uma cafeteira especial de cobre ou latão com uma larga asa. Bebe-se em chávenas pequenas e baixas. O café tem que ser moído de maneira uniforme e muito fino com um moinho de cobre manual, até conseguir que se converta em pó.
1. Para cada chávena, pôr no cezve duas colheres de moído de café.
2. Para cada chávena, adicionar uma colher e meia de açúcar, segundo o grau de doçura desejado.
3. Verter a dose de água no cezve (uma chávena de água por cada chávena desejada), e misturar para que o açúcar se desfaça.
4.Aquecer ao lume. Quando o café ferver, começará a fazer espuma. Quando a espuma subir até ao gargalo estreito do cezve, retirar do lume.
5. Com uma colher, pôr um pouco de espuma em cada chávena. Depois, voltar a pôr o café ao lume e, quando voltar a ferver, retirá-lo. Repetir três vezes esta operação e depois verter o café nas chávenas.
6. Antes de o beber esperar até que o moído se tenha depositado no fundo.
Em muitos países o café turco aromatiza-se com especiarias, cardamomo e canela. Para degustar esta opção, adicionar as especiarias moídas muito finas á mistura de água, café e açúcar antes delevar ao fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário